segunda-feira, 3 de maio de 2010

Vera Egito

É interessante pensar como os acontecimentos da nossa vida são organizados. Em 2008, eu e a Mari trabalhamos na monitoria do 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, nós duas na Cinemateca Brasileira. Lembro-me que alguns filmes nos marcaram muito e foram, por muito tempo, assunto de discussões. Entre eles "Os filmes que não fiz" de Gilberto Scarpa,"Café com leite" de Daniel Ribeiro e "Espalhadas pelo Ar" de Vera Egito. "Espalhadas pelo Ar" especialmente nos marcou pela delicadeza com que construía a conexão entra as duas personagens e a preocupação estética das cenas, muito bem acabadas. Além disso, no dia de fechamento do festival, sobe ao palco para representar o filme sua diretora, muito jovem, e que se destacava do todo por ser uma jovem mulher, com uma franjinha e um casaco bordô que denunciavam seu estilo.
Curiosamente em 2009, agora como público do Festival de Curtas, "trombamos" de novo com Vera em "Elo". Inevitavelmente, encontramos semelhanças com "Espalhadas" - conexão de personagens distintas, a protagonista feminina, uma fotografia delicada. Mais curiosamente ainda, ao ler os créditos de "À Deriva", numa segunda-feira de Agosto em que fomos ao cinema, eis que nos deparamos novamente com Vera Egito como Co-Roteirista do filme. Era, simplesmente, uma coincidência que nos perseguia e que nos tornava, ao mesmo tempo, como que mais íntimas de sua trajetória no cinema nacional.
Enfim, há mais ou menos 3 semanas, acompanhando William Hinestrosa da Associação Cultural Kinoforum a uma visita à Unicamp, Vera Egito bateu um papo conosco, alunos de Midialogia, a respeito de seus filmes e, mais especificamente, da produção de curtas-metragens. Nada mais surpreendente para nós do que nos encontrar com uma figura que já pairava por nossas discussões e que, ao mesmo tempo, serve de inspiração para jovens comunicadoras: mulher, jovem, recém-formada, estilosa, batalhadora e que já colhe os frutos de tanta dedicação!
Vera gentilmente concedeu uma entrevista para o Daqueles Dias, que serve não só para mostrar um pouco mais sobre seu trabalho, como também, quem sabe, de fonte de inspiração e estímulo para quem pensa em seguir na área do Audiovisual - ou em qualquer outra área, né? Já que estudo e dedicação podem contagiar qualquer um! ;)

Vera Egito tem 27 anos e é cineasta formada pela ECA-USP. Teve seus dois curtas, "Espalhadas pelo Ar" (seu Trabalho de Conclusão de Curso em Audiovisual) e "Elo", exibidos em 2009 na 62ª edição de Semana de Crítica de Cannes. Pela primeira vez na história do festival foram exibidos duas produções do mesmo autor.




**Confiram a entrevista na íntegra no próximo post!

Marcadores: ,

3 Comentários:

Blogger Ana Rute disse...

gente que ótimo!
to curiosa pra entrevista!

beeijos

3 de maio de 2010 às 10:07  
Anonymous Nando Dalberto disse...

Bom post!!!
Espero pelo próximo.

3 de maio de 2010 às 17:40  
Blogger Pedro Pinho disse...

Muito bom, Tarsi!!!
Q mulher frmz ela, né??Conquistou muita coisa
Vcs tb irão
=]

Bjo lindona

3 de maio de 2010 às 20:13  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial