segunda-feira, 15 de março de 2010

Gênio da moda mundial

Depois de bastante tempo sem postar nada, estamos voltando com tudo. Estou aqui, então pra começar essa nova etapa de muita novidade e principalmente muito post. E pra voltar com o pé direito vou dividir com você o que me deixou completamente curiosa e me fez pesquisar bastante nesse fim de férias.

To pesquisando há uns dias já e estou ao mesmo tempo completamente fascinada e profundamente entristecida.

O nome do que, alias, de quem me fascinou? Alexander McQueen! Este estilista britânico, formado pela famosa Saint Martins College of Art and Design, é considerado um dos mais importantes designers na atualidade.

McQueen antes de se formar trabalhou na Gieves & Hawkes e também em outras alfaiatarias em Londres, ainda trabalhou com o designer Koji Tatsuno e passou uma temporada em Milão trabalhando como assistente do designer Romeo Giglis. De volta a Londres, Alexander completou o mestrado na Saint Martin e teve a carreira alavancada por aquela que comprou toda sua coleção de formatura e ainda se tornou sua grande amiga, Isabela Bown.

Em 1996 substituiu John Galiano na Givenchy, deixou o cargo em 2001, quando vendeu sua própria marca para o grupo Gucci.


McQueen também recebeu por 4 vezes o prêmio de designer britânico.Mc Queen era famoso por vestir varias celebridades importantes para o mundo da moda como Beyonce, Lady Gaga e até Michelle Obama.

Mas os que me impressiona mais é que McQueen não era mais um estilista, mais um designer, ele era um artista da passarela.

Seus desfiles nunca passariam em branco, não são desfiles para os quais basta um texto analisando a roupas ou elogios sobre os acessórios, não. Seus desfiles mereciam e exigiam uma analise um pouco mais profunda mais complexa, que nos levassem a perceber a arte que ele tava mostrando pra gente. Mcqueen chocava. Assistir a seu desfile era assistir a um espetaculo.

Tudo conversava e nada tava ali por acaso, e isso é claro. Cada coleção tem um tema, e tudo gira ao redor disso. Tudo faz parte do show, roupas, acessórios, maquiagens, cabelos, cenário, trilha sonora, até a expressão das modelos.


Mcqueen conseguia fazer critica em plena passarela. Os temas não eram escolhidos a toa. É perceptível o trabalho de pesquisa por traz das coleções

Isso tudo acaba fazendo a gente encarar a sua moda como arte.

Como vocês já devem ter percebido, eu estou encantada com as coleções e com os desfiles. Acho que não só vale a pena procurar as fotos dos desfiles, como também vale muito procurar os vídeos dos desfiles, é de cair o queixo. É muita criatividade e inovação, é o tipo de coisa que deixa a gente com os olhinhos brilhando, e melhor serve muito de inspiração pra gente tentar coisas novas em termos de estilo próprio.

E sabe o que eu acho mais legal, no geral é tudo bem extravagante, sabe aquelas coisas que a gente sai por ai usando só se for a Lady Gaga. Mas dá pra perceber o que ele quer dizer com aquilo, dá pra sacar as tendencias que ele ta apontando.

Por fim, a minha profunda tristeza, é que o mundo da moda perdeu esse que era um dos seus estilistas mais importantes no tempo atual, Alexander Mcqueen foi encontrado morto no dia 11.02.2010 antes de apresentar sua coleção na semana de moda de Paris.

O que contam é que ele se suicidou, e até ja li que esse foi um fim tão teatral e dramático quanto seus desfiles como se fosse o ato final da sua obra de arte. Se foi suicídio ou não, se foi teatral ou não, olha eu não sei, só sei que foi uma perda irreparável para o cenário da moda. Agora nos resta torcer e esperar pra aparecer um novo gênio que nos inunde de novo com toda essa criatividade, com toda essa carga teatral e dramática de McQuueen.

Pra vocês entenderem um pouco mais do que eu estou falando assistam o vídeo abaixo:

A certeza é que eu voltarei a falar desse mestre por aqui. A pesquisa não para e seus 40 anos foram suficientes para Alexander McQueen deixar muitos ensinamentos pra gente.

Marcadores: