terça-feira, 23 de março de 2010

22 de Março


Tava aqui quebrando a cabeça, queria escrever um post sobre comportamento e nada surgia... dai ontem abri a pagina inicial da UOL e estava tudo azul! e o porque? porque era o Dia Mundial da Água, daí eu descobri lá que a cor azul do layout era parte de uma ação publicitária da AmBev, que tem um projeto que chama Movimento Cyan - "Quem vê agua enxerga seu valor" . Essa campanha começou no Parque Ibirapuera em São Paulo, com uma série de atividades que rolaram ontem, debates, exibição de filmes e fotos, exposições interativas e tudo mais sobre esse assunto.
Então eu fui pesquisar direto na fonte, no site do movimento (clica pra entender melhor a proposta), lá tem mais algumas informações. Essas atividades no parque são só uma amostra do que eles tão aprontando. Lá também tem a explicação das cinco linhas de atuação da campanha.
Eles tem parceria com organizações ambientalistas como a WWF e Water Footprint Network, alem de desenvolver estudos junto com a USP - São Carlos, com o objetivo de buscar formas de incentivar o consumo consciente da água.
Uma das linhas de trabalho é o Movimento menos 1 litro, que é tipo um aplicativo na internet aonde as pessoas vão lá dar sugestões de como economizar um litro de água nas ações cotidianas.
É legal porque é gente grande e importante, uma grande empresa de bebidas, falando diretamente com nós consumidores.
É lógico que tem um lado de publicidade e que isso tem também o objetivo de gerar mais lucro pra AmBev, mas já é alguma coisa, já é mais alguem lembrando a gente da importância disso e quanto mais gente ficar sabendo melhor.



Pensando em tudo isso lembrei de outra campanha muito legal a favor do consumo consciente da água: a campanha "Faça xixi no banho", além de ser um filme publicitário fofíssimo, tem um apelo bem legal pra essa questão de economia de agua, até porque descarga é uma coisa que joga muita água fora sem necessidade, e tem linguagem infantil que alcança todo mundo desde os pequenininhos, até a gente que acha um graça essa coisa de criança. Vale muito a pena dá uma conferida no site, e fica fácil ser convencido a aceitar o convite!



Mas o mais legal é que esse dia me fez conversar bastante sobre meio ambiente e essas questões ecológicas que hoje estão tão em pauta sabe? Ando reparando que eu to cada dia mais envolvida nessa história, sem querer, sem perceber. Não é nem uma questão de peso na consciência, ou culpa, é mais de, tipo, criar consciência mesmo, acordar de que, por mais que seja pequena, a sua parte já é bastante importante sabe.
Ando me incomodando muito mais do que antes de ver desperdício de agua, e de qualquer outra coisa, tipo não dividir o lixo em reciclável e orgânico, gastar papel ou plástico a toa e tal.
Em relação a agua tem umas posturas legais que a gente pode tomar, tipo o óbvio, fechar a torneira pra escovar os dentes ou deixar o condicionador fazendo efeito nos minutinhos que se ensaboa. Fechar a torneira enquanto raspa as pernas, por exemplo.
Varias coisinhas, como na hora de lavar louça, ou de lavar a roupa, deixar juntar bastante, não ficar batendo roupas na máquina de lavar aos poucos, lavar o quintal e a garagem com balde ao invés de mangueira por exemplo.
E, principalmente, ajudar a espalhar essas idéias, contar pra elas o que elas podem fazer, pegar no pé, mas sem virar um "ecochato", hein. Porque, poxa gente, é importante .
Então, meu conselho é, procurem medidas pra mudar a sua relação com essas questões ambientais, mesmo que seja em pequenos detalhes, o velho bordão "faça a sua parte" é de verdade. Consumam com consciência pessoal e até logo!

Marcadores: