domingo, 2 de maio de 2010

Diferentes gostos, diferentes festas

Nada melhor pro blog voltar com força total do que um tema bem animado, tipo festas, concordam?
Confesso que sempre fui, e ainda sou uma frequentadora assídua das festas aqui na UNICAMP. Esse semestre que dei uma maneirada, e as festas também parece que diminuíram.
Mas que sinto falta quando vou em uma festa só durante a semana, eu sinto.
Eu vim na verdade falar não das festas e tal, mas das diferenças entre elas. E tem tanta diferença que rola até um certo preconceito do pessoal que frequenta umas e outras não.
Na verdade é aquela rivalidade entre cursos que acontece em toda facul, e que pessoalmente, acho que as vezes passa dos limites.
Mas concordo que tudo é uma questão de gosto, e justamente pra não rolar o preconceito a gente precisa respeitar o gosto dos outros.
Eu, como sou arroz de festa, gosto de todas, acho que todas tem seu diferencial, seu motivo pra me tirar de casa sabe.
Lógico que tem umas que são muuuito boas e outras que são horríveis do tipo, "me arrependi de sair de casa", mas isso independe do tipo, pode acontecer com qualquer uma.
Vou tentar mostrar pra vocês, mais ou menos, como eu acho q as festas se dividem, - essa classificação é fruto apenas das minhas observações das festas que eu fui, podem variar da
percepção de outras pessoas, podem variar de uma facul pra outra ou de um curso pra outro, enfim, pra mim rola assim:
Dá pra dividir em duas categorias, pelo pessoal que organiza a balada, que cursos ou institutos, ou dá pra dividir pelo lugar no qual ela se realiza.
Ás vezes as categorias se misturam, por exemplo, o pessoal das humanas, dos cursos de história, ciências sociais, costuma fazer as festas dentro do campus mesmo.
E dai tem dois tipos de festas deles, tem umas temáticas com som legal e tal, de alguma década ou algum ritmo em especial, tipo samba, ou rock, ou musica latina, ou anos 70. E daí sempre rola umas bandas muito boas, geralmente do pessoal da facul mesmo... o espaço não eh grande, mas dá pra ficar espalhado, ocupar bem o espaço. Essas festas costumam ter bastante gente e um publico variado mesmo, gente de todos os cursos, gente arrumada, gente que acabou de sair da aula, gente que é total desapegado com vestimentas e esse tipo de coisa. Dá pra dançar nessas festas e curtir um som, mas tambem dá pra conhecer gente legal e bater um papo, pra quem gosta de dar uns beijos por ai, dá pra encontrar seu par nessas festas também, e o melhor é bem provável que o cara tenha um papo muito legal.
Além dessas as vezes esse povo faz umas festas com a musica mais abafada, e o pessoal fica sossegado, tomando uma cerveja em pé e conversando. Eu, particularmente, adoro essas (mas sou suspeita porque gosto de tudo ), acho elas perfeitas pra umas terças ou quartas-feira, que você não quer aqueela pegada porque tem aula no dia seguinte. Aí sim uma oportunidade incrível de conhecer gente super legal, e não só legal, gente com ideias bem definidas e bem diferentes, dá pra trocar ideia sobre assuntos sérios, tipo a faculdade e como ela é encarada ou sobre o que você quiser, você conhece gente que encara as coisas de um jeito que você nem tinha reparado que dava pra encarar, sabe? E ai eu vejo como é legal a festa acontecer dentro do campus da universidade, ali é o lugar que a gente compartilha tudo, conhecimento e experiência, vivência, e é lá que a gente deveria ter o direito de descobrir essas coisas, independente de estar com uma cerveja na mão ou ouvindo uma musica, festa também é lugar de trocar ideias.
Mas voltando as festas, tem as festas de república também, essas são bem legais, e daí qualquer curso pode fazer ou qualquer rep. Tem festa tradicional que as reps mais tradicionais que fazem todo ano. Tem as que os cursos usam ou alugam pra fazer suas festas. Daí tem as festas do pessoal das artes, e essas são legais porque são realmente diferentes, principalmente o pessoal das artes cénicas ou da dança costumam fazer festas temáticas, e eles vão sempre fantasiados, é um show a parte, fora as bandas que também costumam ser bem diferentes. eles tem grupos de musica que fazem covers, ou bandas que tocam musicas que a gente nem ta acostumado a ouvir. Essas festas costumam ser beem loucas, o pessoal fica meio fora do ar, mas é engraçado, tem muita gente diferente, pra algumas pessoas pode ser chocante, mas é bem legal pra quebrar tabus e preconceitos. O publico é bem misturado, tem heterossexuais, homossexuais, bissexuais, tem gente que bebe, gente que fuma, e gente que faz outras coisas, sabem?? e o legal, todo mundo convivendo em perfeita harmonia, curtindo, se respeitando, e respeitando a forma de diversão de cada um. Ah e o que eu mais gosto dessas festas são as músicas, eles tocam aquelas que marcaram a nossa vida sabe? e é engraçado demais, tipo é o tchan, spice girls, backstreet boys, todo mundo se diverte, não tem como!
Em reps também rolam umas festas das engenharias, dai é diferente, as vezes tem um dj, não profissional, e toca mais musicas da moda, toca house, funk, axé, pagode, sertanejo, de tudo, dá pra dançar muuiiito, ás vezes as festas são open bar, e daí a organização tem que ser muito boa, pra cerveja não ficar quente, pro pessoal chegar rápido até a bebida e tal... sempre tem o lado de fora da casa tbm, a musica fica mais baixa, e dá pra conversar, essas festas costumam deixar as casas lotadas, e as destas do pessoal das artes também. E os vizinhos costumam reclamar bastaaante do barulho.
E daí por ultimo, mas não menos importante, tem as festas que rolam em lugares destinados pra isso, casas de eventos. Essas são festas maiores, as vezes um pouco mais caras. costumam ter uma banda pelo menos, ou hoje em dia, uma dupla sertaneja. Tem também dj, e daí depende as vezes toca muito funk e muito axé, as vezes só toca aquelas baladinhas da jovem pan (lady gaga e cia, sabe?).
Quando essas festas são open bar, costumam ser sucesso. vai bastante gente mesmo, e a tendência é se perder de todo mundo, o que eu acho válido. Quando não é open bar as coisas complicam, porque dai são duas filas que a gente tem que pegar, e isso dá uma miada em qualquer um.
Como vocês podem ver, eu gosto de todas, e é verdade, cada uma tem o seu valor, e eu consigo me divertir em qualquer uma delas, mas se for pra eleger uma, com certeza elejo as que acontecem no campus, grandes ou pequenas, com musica alta ou não, com muita gente ou pouca, essas festas são muito legais, são as que tem o publico mais ecléctico e por isso dá pra conhecer ou só ver gente bem diferente. Mas também não dispenso uma boa festa de engenheiros com bastante funk pra mulherada descer até o chão, rs!
Mas o que eu quero deixar bem claro, é que acho que tudo ta valendo, sabe, que o legal é a gente não se deixar influenciar pelos preconceitos dos outros assim que chega na facul, é legal ir em uma festa de cada, conhecer como é e decidir sozinho do que gosta e o que vai frequentar. E se gostar de tudo, melhor, você só tem a ganhar frequentando lugares diferentes!

Marcadores: ,