quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Qual é o seu segredo?

Vou estrear esse tópico do blog com um trabalho artístico muito peculiar!
Post Secret é um blog que reúne cartões postais (http://www.postsecret.blogspot.com). A ideia parece simples, mas consiste não somente num blog, e sim num projeto artístico comunitário, cuja proposta é que as pessoas enviem cartões postais anônimos contando qual é o seu segredo. O lado artístico estaria no desenvolvimento desses postais, feitos, em sua maioria, à mão. Entretanto, os depoimentos roubam a cena!
Esse projeto é de autoria do americano Frank Warren, um "motivation speaker", aqueles caras que dão palestras sobre motivação pessoal, principalmente em empresas. Warren deu início ao blog em 2004, com intuito de ser temporário e, no entanto, Post Secret adquiriu grande reconhecimento e Warren passou a receber milhares de postais, dos quais são postados os melhores semanalmente - aos domingos. Por isso, o projeto ainda está em andamento e o blog é atualmente o maior blog sem anunciantes! Incrível, né?

Frank Warren

O autor acredita que o papel social mais importante exercido pelo projeto é permitir que as pessoas se libertem de segredos que guardam. E a gente sabe o quanto é bom poder se "livrar" de certos medos, anseios e outras coisas que guardamos e que pesam na nossa cabeça ou no coração! Mesmo que anonimamente! E o sucesso do blog foi tanto que Warren lançou recentemente o terceiro livro, "Post Secret, Confessions on Life, Death, and God".

Post Secret, Confessions on LIFE, DEATH, AND GOD
Frank Warren, EUA, 2009
Editora Harper Collins

Meu primeiro contato com o blog ocorreu na fase de pesquisa para o desenvolvimento desse blog que você lê agora! hehehe e me veio à tona novamente quando um amigo me recomendou um vídeo que ele havia gostado muito de ver. E adivinhem qual era?! "Post Secret, Confessions on Life, Death, and God"! Num projeto ainda mais inusitado, Warren sai às ruas e entrevista 50 pessoas a partir da mesma pergunta: "What's your secret?". O resultado? Semblantes envergonhados, expressões de medo e insegurança, olhos pensativos, faces ruborizadas... e muitas confissões!

PostSecret: Confessions on Life, Death and God from Frank Warren on Vimeo.

E, gente, o vídeo realmente é maravilhoso! Não me canso de ver! A fotografia é linda, tem umas brincadeira com foco muito interessantes, a trilha sonora é envolvente e os "personagens" são demais! Tanto nos comovem quanto nos surpreendem e nos fazem rir com seus depoimentos e confissões! Não vou entrar em detalhes para não perder a graça! Quanto ao depoimento que mais me agrada ou mais me tocou, ainda estou em dúvida entre o garotinho que odeia pássaros ou a moça dos poemas... ai ai! Vou ver mais uma vez!!!!

Enfim, um ótimo site para explorar nessas férias! Além disso, um vídeo para guardar para sempre em nossa memória! Agora fica com você, leitora, qual o seu segredo? Você compartilharia de alguma dessas formas?!

E para finalizar, o texto de divulgação do vídeo:

"You may find the brave voices captured in this short film haunting, shocking and humorous. In some of their faces you'll see joy, anguish and grace as they trust you with their confession.

Please tell your friends about this short and thank you for supporting PostSecret by buying the books for yourself or as gifts."
www.PostSecret.com

Marcadores: